Atendendo à solicitação da Uipa, o criminalista José Henrique Pierangeli respondeu às indagações da entidade, em parecer penal histórico sobre maus-tratos a animais, que agora é disponibilizado em nosso site.

José Henrique Pierangeli (1934-2012) foi Procurador de Justiça em São Paulo e membro do Órgão Especial do Colégio de Procuradores.

Foi professor de Direito Penal na USP, professor de Direito Processual Penal na PUC/Campinas e na UFRS,  além de lecionar nos cursos de pós-graduação do MP/SP, da Escola da Magistratura do TJ/SP e da Escola Judicial do TJ/AP.

Professor do Instituto de Desenvolvimento Cultural de Porto Alegre, professor honorário da Universidade de Museo Social Argentino, professor Emérito do Instituto de Desenvolvimento Cultural, professor do Centro Universitário de Araxá/MG.

Membro correspondente de instituições científicas de vários países latino-americanos e membro de número do American Penal Law Institute, com sede em Miami. Fundador e diretor da Revista do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (São Paulo). Era também membro do Conselho Editorial da Revista IOB de Direito Penal e Processual Penal (São Paulo) e membro acadêmico da Academia de Direito Criminal (São Paulo).

Recebeu a medalha do Mérito Criminológico, outorgada pela Sociedade Brasileira de Criminologia e Ciência Penitenciária. Possui dezenas de artigos jurídicos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, e em livros-homenagem a professores brasileiros e estrangeiros, também como coordenador científico.