Em cerimônia realizada em 30 de janeiro de 2024, no Teatro Municipal, a Prefeitura concedeu à Uipa o Prêmio Cidade de São Paulo, por considerar seus serviços dignos de especial destaque. A presidente da entidade recebeu das mãos do prefeito e da primeira dama a medalha 25 de janeiro e o certificado de outorga da honraria.
Em sua saudação, a presidente lembrou que a entidade instituiu o Movimento de Proteção Animal no país, há 129 anos, tendo sido a primeira a contestar a pretensão humana de ser a única espécie com direito à vida e à uma existência digna e pacífica. No século XIX, a Uipa já clamava pela abolição da escravatura animal. Lembrou também que a Uipa fez editar as primeiras normas protetivas, além das principais como a que tornou crime a prática de maus-tratos e a que proibiu a matança de cães e gatos, tendo essa última resultado de pesquisa e luta desenvolvidas de forma absolutamente solitária pela Uipa.
Mencionou que a cidade é pioneira na proteção animal, não só porque aqui surgiu a Uipa, mas também porque as leis municipais protetivas foram criadas na Capital, por iniciativa do Vereador Roberto Tripoli, servindo de referência para os municípios de todo o país. Registrou agradecimentos a esse parlamentar por socorrer a Uipa, suprindo muitas de suas necessidades por meio de emendas parlamentares que possibilitam a execução de obras em.suas instalações. E encerrou sua fala clamando por apoio à luta pelo reconhecimento dos direitos dos animais, porque eles sofrem como os humanos. E sofrem sem voz, sem defesa e sem protesto.