No dia 4 de outubro, comemora-se o Dia Mundial dos Animais. A data serve não só para se comemorar, mas também, para alertar sobre a importância do respeito aos direitos dos animais, muitas vezes vítimas de todo tipo de violência.
Fundada em 1895, a União Internacional Protetora dos Animais (UIPA) é uma das mais importantes entidades do país na luta contra a exploração, o abandono e a crueldade que vitimam bichos, quase sempre indefesos.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, a presidente da UIPA, Vanice Teixeira, afirmou que a data serve para “clamar pelos animais, que são cada vez mais indefesos, principalmente pelas autoridades que não executam as leis que os defendem”.
Vanice Teixeira destacou que não faltam leis, o grande problema é executá-las. “Existem as leis sanitárias, municipais, que inclusive, obrigam cada responsável pelo animal a mante-lo em alojamento adequado, assistência veterinária”.
A presidente da UIPA enfatizou que maltratar animais é crime ambiental pelo Artigo 32 da Lei 9.605. Ouça a entrevista completa.
Por: Bruna Gavioli para Jovem Pan